terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Resenha do livro Ben Carson - Mãos Talentosas


Imagine que você é pobre, negro, filho de mãe solteira e vive na periferia de Detroit dos anos 60. Além de tudo isso, você é o pior aluno da escola e todos seus colegas zombam de você. Agora imagine que depois de todos estes obstáculos você se tornou o maior neurocirurgião pediátrico do mundo. Imaginou? Parabéns, você conseguiu ter uma ideia de quem é Benjamin Carson, o primeiro neurocirurgião a conseguir separar dois gêmeos siameses interligados pela cabeça, conseguindo preservar a vida das duas crianças, o que até então era considerado impossível.


Há algumas semanas fiz uma lista de livros motivacionais para estudantes de veterinária. Embora o Dr. Carson seja um médico "humano", não pude deixar de incluir seu livro nesta lista. Mais do que uma biografia, "Ben Carson" acaba se tornando um relato de motivação à todos que aspiram pela excelência profissional.


Confesso que fiquei conhecendo o livro através do filme Mãos Talentosas - A História de Ben Carson, feito para televisão, mas que não fica nada atrás das grandes produções hollywoodianas. Tanto o filme quanto o livro começam a narrativa contando a infância de Benjamin.


Desmotivado e cansado de tirar as piores notas da sala, Ben se culpava por ter nascido burro. Nessa altura, aparece uma das principais motivadoras de sua vida, chamada Sonya Carson, sua mãe que foi abandonada pelo marido com duas crianças para criar. A Sra. Carson sempre trabalhou em prol dos filhos e nunca deixou que se sentissem pior do que os demais colegas, muito pelo contrário, "Você pode fazer qualquer coisa que os outros fazem... Mas somente você pode fazer melhor!". Exigiu que seus filhos assistissem somente dois programas de televisão por semana e que passassem todo seu tempo livre na biblioteca, na qual deveriam apresentar relatórios de pelo menos 2 livros por semana.

Sempre obedientes à sua mãe, Benjamin e seu irmão fizeram como o combinado e começaram a sentir a mudança em suas vidas. Ben já não tirava mais as piores notas de sua sala e começou a gostar disso. Foi o melhor aluno de sua escola na oitava série e o terceiro aluno melhor no ensino médio. Conseguiu uma bolsa de estudos completa para o curso de medicina na renomada Yale University. Após terminar a faculdade, brigou por 2 vagas do programa de residência em neurocirurgia do Hospital Johns Hopkins, dentre mais de 130 candidatos. Conseguiu, até que em 3 anos se tornou chefe do departamento de neurocirurgia pediátrica.

Tudo isso até ser desafiado a realizar a maior cirurgia de sua vida: a separação de dois gêmeos siameses ligados pela parte posterior da cabeça. Até então tal cirurgia era feita, mas infelizmente uma das crianças morria. Inconformado com tal posição o Dr. Carson preparou uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Executando tal feito com excelência, Ben Carson conseguiu fama de relevância mundial.

Ben Carson - O menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial não é mais uma autobiografia qualquer. É uma lição de vida que todo estudante da área médica deveria aprender a seguir. Muitas vezes reclamamos de nossas vidas atuais, mas nunca paramos para pensar nos feitos que outras pessoas conseguiram em situações muito piores do que a nossa. Benjamin Carson foi uma destas pessoas, tornando-se exemplo de força, perseverança e fé para milhares de cidadãos no mundo inteiro.

Algumas vezes me pergunto se serei digno de alcançar um patamar destes em minha vida, até me lembrar das sábias palavras da Sra. Sonya Carson: "Você pode fazer qualquer coisa que os outros fazem... Mas somente você pode fazer melhor!".

Dica: Dr. Carson levou sua vida baseada na frase "Think Big - Sonhe Alto" (ver foto). Na qual:
T = Talent and Time (talento e tempo); H = Hope and Honesty (esperança e honestidade); I = Insight (discernimento); N = Nice (bondade); K = Knowledge (conhecimento); B = Books (livros); I = In-depth learning (estudo profundo); G = God (Deus).
Dr. Carson relata até hoje em suas palestras "Se você puder se lembrar destas coisas, se aprender a sonhar alto, nada na Terra o impedirá de ser bem-sucedido no que quer que você escolha fazer.".

Ben S. Carson e Cecil Murphey
Editora: Casa Publicadora.
Páginas: 272.
Ano: 2009.

Nas Livrarias Saraiva está saindo por R$ 16,50!

Aproveite e confira também o excelente filme do livro, chamado "Mãos Talentosas - A História de Ben Carson", estrelado pelo Cuba Gooding Jr.

3 comentários:

  1. eu assistir esse filme na escola que o professor passou um resenha ,achei muito bom e é um historia de superaçao e fé q tudo que você acredita pode ser torna real

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme na escola tbm. Esse homen eh abencoado por Deus, e que Deus continue o abencoando!!!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de sabeer este livro é baseado no filme ou o é o contrário. O filme tenho usado no meu trabalo em sala de aula: sobre a importancia da leitura, os condicionamtnos do uso da tv e computadores na mente dos individuos e também a espiritualidade tão necessária para se tornarmos humanos.

    ResponderExcluir

As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog.